Noroeste Bauru

Esporte Clube Noroeste é um clube brasileiro de futebol da cidade de Bauru, interior do estado de São Paulo. Foi fundado em 1º de setembro de 1910 por funcionários da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil e suas cores são vermelho e branco.

O Noroeste Bauru é um clube de tradição no interior paulista, com histórico de boas participações na Primeira e Segunda Divisoes estaduais. Atualmente joga a Série A3.

Noroeste Bauru

Noroeste Bauru História

Fundado em 1 de setembro de 1910, com o nome de Sport Club Noroeste, o alvirrubro de Bauru teve como primeiro presidente o engenheiro Carlos Gomes Nogueira. Entre os primeiros sócios beneméritos do clube estão figuras importantes de Bauru, como Alfredo de Castilho, Eduardo Vergueiro de Lorena (prefeito da cidade entre 1925-26 e 1929-25/10/30), Ernesto Monte (Prefeito de 1938-41), Otávio Pinheiro Brisolla (prefeito- 1918-1921 e 1948-1952), entre outros.

O primeiro confronto da história do Noroeste foi contra um selecionado da cidade de São Manuel. Vitória por 1 a 0.

Primeira Conquista
O primeiro título estadual foi do Campeonato do Interior de 1943. Na final, disputada em dois jogos contra o Guarani de Campinas, o Noroeste levou a melhor. As partidas foram disputados no Estádio do Pacaembu e após vencer o primeira partida com um gol do ponta-esquerda Fontes, o Norusca segurou o 0 a 0 no segundo jogo. Os heróis de 43 foram: Amélio, Xande e Irineu Pé de Boi; Balbino, Sérgio e Chocolate; Lamonica, Crisanto, Adolfrizis, Cirilo e Albércio ou Fontes.

Noroeste Bauru Títulos

Noroeste Bauru Ídolos

Grandes jogadores do futebol brasileiro vestiram a camisa do Noroeste. Toninho Guerreiro e Zé Carlos em 1960 despontaram para o reconhecimento nacional. Toninho Guerreiro fez carreira no Santos F.C. ao lado de Pelé, Pepe e companhia.





  • Toninho Guerreiro: com 18 anos artilheiro máximo do Noroeste na melhor fase do clube (1960)
  • Zé Carlos: maior artilheiro da história do Noroeste, com 129 gols em 268 jogos, autor do primeiro gol do atual Estadio Alfredo de Castilho. Atuou entre 1960 e 1966.
  • Jairzinho: o furacão de 1970 foi a grande contratação para o Campeonato Brasileiro de 1970.
  • “Mestre” Lorico: considerado um dos melhores jogadores que o E.C. Noroeste já teve (1972)
  • Julião: o “gigante” defendeu o gol do E.C. Noroeste. Uma força física de “botar medo” em qualquer adversário. (1956)
  • Ticão, João Carlos e Baroninho: talentos tipo exportação do Noroeste (1975)
  • Rodinaldo: o vice-artilheiro do campeonato paulista de 1987.
  • Ronaldo Marques: um dos grandes goleadores do Norusca (1988, 1989, 1991-1992).

Entre outros nomes que fizeram história no clube podemos citar: João Gualberto, Ranulfo, Zulu, Araujo, Navarro, João Marcos, Rodrigues Cavaco, Luizão, Tecão, Lela, Figueira, Natal, Careca, Nilson, China, Zé Rubens, Paulo Bim, Nivaldo, Tobias, Lourival, Varlei, Julinho, Virgílio, Gaspar, Geraldo, Bassu, Batista, Maneca, Fedato, Marco Antônio, Júlio Cesar, Washington, Jacenir, Matheus Pontes, Gilberto Costa, Rogério, Catanoce, Cilinho, Chico Espina, Fonseca, Barbirotto, Vágner Mancini, Vitor-Hugo, Marco Aurélio, Vadinho, Edinho, Laércio, Osmair, Marcos César, Sílvio Luiz, Edinho, Eudes, Sebem, Maurício Cosin, Juliano, Ferreira, Jânio, Campanholo, Tequila, Vagunho, João Fumaça (Fumacinha), Roger, Claudecir, Pedrinho, Bonfim e Marcelo Santos.

Mais recentemente, alguns jogadores vestiram a camisa do alvi-rubro antes de despontar para o cenário nacional, como Bruno César, Ralf, Giovanni, Fábio Ferreira e Walter.

Por ocasião do centenário, em 2010, em eleição online realizada pela rádio 94FM de Bauru para a seleção dos melhores dos 100 anos, os escolhidos foram: Amélio; Xandu, Tecão, Marcio Araújo e Pierre; Lorico e Ranulfo; Rodrigues, Zé Carlos, Toninho Guerreiro e Baroninho. Técnico: Varlei de Carvalho. Dirigente: Cláudio Amantini.

Vagas Noroeste Bauru – Trabalhe Conosco

O Noroeste Bauru disponibiliza vagas de trabalho durante todo ano. Para se informar sobre os processos seletivos e se candidatar as vagas acompanhe o site da empresa, onde é possível se informar sobre vagas abertas, salários e competências necessárias para se candidatar ao processo.

Horário de Funcionamento Noroeste em Bauru

  • Segunda a Sexta: das 08h às 17h

Endereço e Telefone Noroeste em Bauru

  • R. Benedito Eleutério – Vila Pacifico – Bauru – SP
  • Telefone: (14) 3010-1963

Outras informações e site

Mapa de localização





Deixe seu comentário