Cidades de São Paulo: Limites – Cidades Vizinhas

Arealva, Reginópolis, Piratininga, Agudos, Pederneiras e Avaí

Dados Principais sobre a Cidade de Bauru

Aniversário: 26 de março
Fundação : 1949
Gentílico: Bauruense
Area: 64,167 Km²
População 274.201 hab. (2008)
IDH 0,826- elevado
Prefeitura Bauru

Brasão de Bauru

Brasão de Bauru

Bandeira de Bauru

Bandeira de Bauru

Vídeo sobre a cidade de Bauru

Veja mais vídeos sobre a Cidade de Bauru

Mapa Bauru – Ver outros: Mapa Bairros de São Paulo

História de Bauru

Cidade de Bauru

Bauru é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo. O município tem elevado Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M), classificado em 0,825 pontos, com destaque para o IDH-Educação (IDH-E), que atinge 0,906 pontos, um dos índices mais altos do Brasil.

Fundada em 1896, a uma altitude média de 526 m e máxima de 615 m, a cidade é centro de um território de 673,5 km², onde vivem 344 039 habitantes (2010). O lema do município, presente em seu brasão é a frase em latim Custos Vigilat, que em português significa “Sentinela Alerta”. No mesmo brasão aparece uma onça pintada, mamífero de porte médio que habitou a região mas que, no início do século XXI, localmente, é raro ser encontrado.

Bauru também é conhecida por um sanduíche que leva o mesmo nome, Bauru, criado pelo advogado bauruense Casimiro Pinto Neto em um bar no Largo do Paissandu, São Paulo, Ponto Chic, em 1934, quando era aluno da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, e mais tarde impulsionado pelo “Zé do Esquinão”, durante décadas instalado no centro urbano de Bauru. A receita do sanduíche Bauru, como se elabora na cidade, é originalmente a seguinte: pão francês, rosbife, fatias de tomate, rodelas finas de picles de pepino e queijo branco derretido na água.

A presença de forte setor de serviços, vários campi de universidades – como a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) -, e a localização da cidade no entroncamento de três ferrovias e três rodovias fazem de Bauru um dos principais pólos urbanos do Estado de São Paulo.

Economia

A relativa infertilidade de suas terras, e a facilidade de transporte provocada pelo entroncamento rodo-ferroviário existente no município levaram ao setor de serviços e comércio a ser a principal atividade econômica do município.

A agricultura é incipiente, baseando-se no cultivo do abacaxi e frutas tropicais. A pecuária sempre esteve presente no município e a cana-de-açúcar ganhou espaço nos últimos anos, com a instalação de diversas usinas no interior paulista.

O setor industrial é representado por indústrias de transformação, metal-mecânica e alimentícias. Nos setores gráfico e alimentício, Bauru possui empresas líderes nacionais de seus setores, com grande volume de exportações e comércio interno.

Turismo

Cidade Bauru obtem sua vocação turística voltada ao turismo de negócios e ao turismo científico, segundo detecção do órgão turístico local, após alguns anos de estudos e pesquisas, com a orientação do Sebrae.

O turismo local é potencialmente rico em todos os sentidos e, se levarmos em consideração a posição geográfica do município no estado Paulista, várias são as atrações rurais e urbanas em uma ampla e rica região com opções do setor que se completam (a poucos quilômetros).

Bauru oferece ótimas redes, franquias, hotéis, restaurantes, museus, bares de qualidade, cinemas, shopping centers (Bauru Shopping Center, Shopping Autofest, Alameda Quality Center, Buriti Shopping – em Construção, além do calçadão com milhares de lojas, centro de compras na região sul e central, um zoológico de primeiro mundo, uma atividade cultural intensa com destaque ao Teatro Municipal, o Aeroclube, o novo Aeroporto Moussa Tobias na estrada que oferece segurança e embeleza o nosso céu, nossas ótimas casas noturnas com shows variados e para todos os gostos o ano todo.

É ótimo planejar alguns dias no município, em busca de aliar atividades urbanas com passeios pela área rural, passando pelo zoológico, jardim botânico, museus, comércio, inúmeros pesqueiros com ótima infra-estrutura e muito mais.
Calçadão no centro da cidade.

O turismo no setor científico é exercido em alta escala em Bauru, em razão do município abrigar escolas, universidades, institutos e hospitais com forte foco na pesquisa e atendimento de anomalias, tendo sido criado em decorrência, verdadeiros centros científicos de importância internacional, tais como o “Centrinho”, que se dedica à recuperação de portadores de anomalias crânio-faciais; o Hospital Lauro de Souza Lima, especializado em hanseníase e, claro, o Instituto Brannemark, sede internacional presidida pelo famoso médico que descobriu e desenvolveu as modernas técnicas de osseointegração; A cidade conta também com outros grandes hospitais como Hospital Estadual, Hospital de Base, Hospital Unimed, Hospital São Lucas, Hospital Prontocor, Hospital Beneficência Portuguesa, sem contar as várias clínicas que faz de Bauru uma referência internacional.

Para homenagear a comunidade de moradores desta maravilhosa cidade, o Encontra São Paulo criou o Encontra Bauru.